Quarta-feira, 22 de Outubro de 2008

Futebol Clube do Porto (0-1), a Derrota e o Sistema

.
  Pois é... mais uma derrota pro curriculum...
.
  Mas o mais aborrecido é que se tratou da derrota de uma equipa portuguesa contra outra de um outro país e isso prejudica o ranking português, daí a minha azia, nada mais.
.
  No entanto, no fim do jogo, dei comigo a pensar... Se acaso estas derrotas começarem a suceder e a serem rotineiras, Pinto da Costa perderá o seu poder e influências o suficiente para poder ser investigado como deve ser?!
  Lembro-me de Vale e Azevedo que só foi verdadeiramente incomodado a partir do momento em que perdeu influência junto dos benfiquistas e perdeu as eleições que o levariam a um novo mandato...
.
  Refiro este assunto porque ainda ontem o juiz do caso Apito Dourado criticava fortemente a acusação feita a Pinto da Costa por esta não estar alicerçada em provas devidamente apuradas.
.
.
  Sabemos todos e o Reinaldo Teles também, que  elementos da PJ Porto que tudo farão para sabotar esta investigação.
 
  O objectivo é minar tudo para protelar e quem sabe até livrar das culpas quem é culpado.
  E isso é triste, mesmo para os portistas, pois é claramente demonstrativo que o futuro do nosso país porventura não será muito brilhante...
.
  Já no caso da selecção, Pinto e seus muchachos tudo fizeram para minar a credibilidade de Scolari mas nunca o conseguiram porque eram constantemente vencidos pelos resultados e pelo entusiasmo crescente à volta da selecção que funcionou como um escudo de protecção contra esses abutres. E assim se abateu durante estes ultimos anos, um manto de silêncio para os lados das Antas e a influência do Porto na selecção ficou temporariamente adormecida, embora ao bom estilo da resistência francesa, tal como a formiguinha, os pseudo-comentadores azuis se esforçassem no contorcionismo circense, próprio de quem queria fervorosamente e a todo o custo, efectuar criticas à mínima falha de Scolari, minimizando sempre os seus (nossos) sucessos.
.
  Agora com Carlos Queiroz no comando e a assistir aos jogos no Dragão ao lado da Sinistra Figura, isso fez-me lembrar os tempos idos dos irmãos Oliveirinha... isso, e o termos de voltar a pegar na máquina de calcular e voltar a fazer de novo as complicadas contas de somar e principalmente de subtrair.
.
  Não sei porquê mas, ultimamente tem-me ocorrido, aquela frase proferida por Scolari que cada vez mais entoa mais alto no mundo do nosso futebolzinho, "... e o burro sou eu?!"
.
.
  O tentáculo da selecção, anteriormente adormecido tenta de novo ser reactivado, fazendo-o às custas do espólio e do prestígio da selecção de todos nós.
  E é vê-los, os mesmos comentadores de coração azul que por dá cá aquela palha, criticavam o senhor Scolari, agora a pôr pensos rápidos em Carlos Queiroz... É interessante assistir a este espectáculo e terrivelmente assustador verificar a desfaçatez com que o fazem, querendo esquecer tudo o que disseram nos ultimos anos.
.
  Se Scolari ganhava bem, é porque fazia o que lhe competia porque tinha uma equipa de jogadores fantásticos.
  Se ganhava menos bem, a culpa era dele porque não sabia montar a equipa maravilha.
  Se perdesse, lá se levantava de novo o eterno fantasma de o mandar embora por este auferir demasiados milhões ao fim do mês. Esta ultima opção poucas vezes terá sido utilizada por raras vezes a selecção perder jogos.
.
  Neste momento, se a selecção perder jogos em casa de forma inacreditável com a Dinamarca, é porque a coisa não correu bem e temos de dar tempo ao tempo, mesmo que essa derrota tenha quebrado um record de anos, de jogos sem perder em casa.
  Se por outro lado, empatarmos em casa com a Albânia, uma equipa claramente abaixo do nosso escalão competitivo, num jogo considerado decisivo, eh pah, é porque foi azar...
  Incrível!
.
  Os portistas estão a esforçar-se muito porque o prémio vale mesmo a pena.
.
.
  Uma nova era se antevê, a mesma que existia antes de Scolari, a da subserviência da selecção e das suas estruturas face ao poder dominante de Lord Sith senhor do FCP, independentemente dos custos que acarretem para a nossa selecção, quer em termos de resultados desportivos e consequente prestígio, quer em termos de gerações d'ouro perdidas nos tempos das nossas lembranças, ou mesmo e sobretudo do já previsível divórcio da selecção com os portugueses que era um facto indesmentível antes da era de Scolari.
.
  Pinto da Costa pode sorrir de novo; não voltaremos a ver bandeiras portuguesas nas janelas tão cedo.
.
.
  No caso do escândalo que aconteceu no Conselho de Justiça, se pode verificar muito bem a importância do jogo de influências e de ter as pessoas certas no lugar certo na altura certa.
.
.
  Algumas passagens deste texto elaborado por Freitas do Amaral relativas a este caso são absolutamente inacreditáveis, nomeadamente no que diz respeito às tentativas (conseguidas) de bloquear todo este processo de decisão.
.
  Na altura dei-me ao trabalho de ler com atenção 
esta coisada toda e de a tentar entender. E tenho que concordar em absoluto com o que diz o lagartixa ex-compadre destes todos, Dias da Cunha:
.
  -"O sistema é isto!"
.
  Ali estão expostos, para quem ainda não sabia,
como é o sistema e como funciona, qual manual de principiante ou compêndio para
manobras dilatórias e saídas de emergência.
  E o mais grave e triste é que é mesmo! O sistema é isto. O sistema conseguiu que após anos de investigação do Apito Dourado, ainda se ande nisto. O sistema conseguiu somente retirar 6 pontos a um clube que corrompeu... Está provado... O sistema ainda conseguiu que esse pontos fossem retirados numa época que nem fazia mossa.
.
  No entanto e talvez pela impunidade reinante durante tanto tempo que ajudou a criar desleixos e um clima de tranquilidade e passividade, 
o sistema perdeu algumas qualidades.
  Passo a explicar: O sistema nos tempos das "facturas-de-viagens-pagas-a-árbitros-ao-Brasil-que-foram-pagas-por-engano", conseguiu evitar estas trapalhadas todas e nem sequer foi necessário encenar fugas para Espanha nem meter elementos da PJ ao barulho. Nessa altura o sistema funcionava muito melhor, sem sombra de dúvidas. O problema aqui é que se não aproveitarmos esta brecha de oportunidade para os meter a todos na cadeia AGORA, nunca mais o conseguiremos porque a lição foi aprendida e os erros cometidos pelas pessoas do sistema dificilmente serão de novo cometidos...
.
  Hoje em dia cada vez tenho menos paciência para o nosso futebol. Deixei de sustentar esta cambada há quase 10 anos e não me arrependo nem um minuto. Foi malta como esta (e os que por detrás os manipulam quais marionetas) que me afastaram dos estádios e muito dificilmente lá me apanham de novo (a pagar, que uns convites são sempre bem vindos).
.
  Nos tempos do sistema a sério, até faziam parte da CD da FPF, estudantes, que por mero acaso até eram familiares directos do actual médico do Futebol Corrupto do Porto e garantidamente que ele e os restantes compinchas nunca deixariam que as coisas chegassem tão longe.
.
.
  Hoje em dia o sistema tem de ir um pouco mais longe e expor-se a um ridículo muito maior.
.
  Entretanto alguém referiu que Freitas do Amaral somente ouviu os 5 vogais e alvitra desde logo que os ajudantes eram benfiquistas (sempre o vermelho a instigar as investidas e ainda se apelidam de animais imaginários e fumegantes, quando se sabe muito bem que são outros os que investem permanentemente sobre essa côr, não pela mesma, mas pelo movimento e/ou brilho...).
  A esse "comentador", recomendo que leia atentamente, nas primeiras páginas, os dias e as horas em que foram ouvidos os intervenientes e que veja se lá não encontra 7 pessoas?!

. 

 

eh pah, sinto-me:
vasilhame do kumkaneco às 08:00
link do post | adicionar à adega
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



.posts recentes

. Os Recursos de Isaltino

. Quando Eu Morrer

. Triplicado

. Do Desastre à Javardice P...

. Conselhos da Katya Bimba

. Voltei para o Vosso Âmago

. Papa Bento XVI cancela vi...

. Costumes Antigos

. As Escutas do Apito Doura...

. Casamento Gay Aprovado

. Os Blogs

. Os Muppet Queen

. A TV que me Marcou

. Semelhanças entre Tomás T...

. Ah Fadista!!!

. Sabedoria Popular Brasile...

. Notícia de Última Hora

. Começa Hoje a Vacinação C...

. Histórias do Vaticano

. Sombras Inesperadas

. Penteados Out-of-Bed

. Sabes Onde é que as Há? S...

. Têm Estado Dias de Muito ...

. Freguesias Bloqueadas

. Restaurador Olex (desenvo...

. Os Nossos Jornais

. Os Nomes das Coisas

. Prós e Contras da RTP

. Porrada Portuguesa

. Uma Operação do...

. Celibato dos Padres em Di...

. Novo Isqueiro da BIC

. Anus, Outra Vez

. O Guronsan

. O Resultado das Eleições

. Notícias TVI24

. Sou Parecido com o Zeinal...

. O Aspecto Interior é Muit...

. Buscas em Escritórios de ...

. Anúncios Manuscritos em P...

. Modernices e Burguesices

. Kumkaneco Pergunta

. A Onda dos Surfistas

. Couch Surfing

. A Gripe A

. Manual de Sobrevivência n...

. Mensagem aos Adeptos do «...

. Fim da Crise Anunciado, Y...

. Apelo ao Boicote da Igrej...

. O Clero, Manuela Ferreira...

.arquivo desde 2006

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Julho 2011

. Novembro 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

.fotos dos fãs

.Novembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.kumkaneco